sobre

Projetos Hackathon

Hackathon é uma maratona que reúne hackers, programadores, desenvolvedores e inventores para criar projetos que transformem informações de interesse público em soluções digitais, acessíveis a todos os cidadãos.

A Câmara dos Deputados do Brasil foi o primeiro Parlamento a realizar um hackathon nacional nas Américas, em dezembro de 2013, para estimular o desenvolvimento colaborativo de projetos inovadores em cidadania relacionados ao Poder Legislativo. Em outubro de 2014, a Câmara promoveu sua segunda maratona, desta vez com uma temática específica.

Conheça abaixo os projetos finalistas. Algumas iniciativas estão descontinuadas, mas todos os códigos ficam disponíveis para desenvolvedores que tenham interesse em dar prosseguimento às propostas.

2014 - Hackathon de Gênero e Cidadania

Organizada em parceria com o Banco Mundial e a Secretaria da Mulher da Câmara, esta maratona recebeu 165 inscrições e 75 projetos. Desse total, 19 foram selecionados para desenvolvimento durante uma semana em Brasília:

2013 - Hackathon de Transparência legislativa e participação popular

Esta maratona foi responsável pela criação oficial do Laboratório Hacker da Câmara, atendendo a um pedido dos participantes por um espaço permanente na Casa que pudesse promover, de forma contínua, a interação e o trabalho colaborativo. O evento recebeu 183 inscrições e 24 projetos foram finalistas: